Skip to content

Um por todos…

Sexta-feira, 3 - Abril, 2009
by

… ou como será seu próximo gadget.

Para ler ouvindo Ari Borger – Nem Vem, Miles

Bom, fugindo um pouco da linha de post do Diego, que fez um belíssimo post sobre Brasília logo abaixo, e voltando um pouco ao tema tecnologia que eu já comecei a abordar, e o André também postou uma valiosa opinião, decidi falar um pouco sobre gadget.

O André disse:

“O que será da comunicação? Eu não tenho a menor idéia. Alguém tem? Vamos ter aparelhos implantados na orelha, enfiaremos o dedo em nossos ouvidos e pronto? Duvido. Seria ridículo.”

Também acho que enfiar o dedo no ouvido para outro motivo que não seja tirar cera, seja bem ridículo mesmo. Não creio que a comunicação será tão micro assim.

Mas vendo as tendências, os novos gadgets, celulares e apetrechos tecnológicos, é meio óbvio de se dizer que tudo mira em uma só direção: convergência.

Gadgets for me and for youGadgets for me and for you

Por mais que esta palavra já esteja inserida no cotidiano, e muitos já até se cansaram dela (de tanto se falar), ela nada mais é do que a realidade e o futuro.

Não, não acredito que vamos ter uma tevê no estilo Minority Report, com um mini-visor em frente ao olho e uma luva especial.

Nem acredito em um telefone num microponto.

Há claro, a tecnologia touchscreen que deve se tornar mais realidade do que hoje ela já é. Não vai ser um simples fetiches de fãs da Apple, e sim uma ferramenta útil. Ninguém vai ter um aparelho por ele ser touchscreen, e sim o touchscreen vai ser apenas uma ferramenta a mais de interação.

Mas voltando ao o que eu acho sobre os gadgets e sua convergência. O que se torna mais frequente é um único aparelho com várias funções. Antes celular só ligava e manda mensagens. Hoje já tira fotos, compartilha com seu álbum na internet, verifica seus e-mails do trabalho, mantém contato via messenger com amigos, toca músicas, etc, etc e etc. Em alguns já se pode assistir TV.

E acredito que, se o e-mail está acabando, o desktop já está extinto, a próxima vítima são os notebooks e netbooks. O quê? Mas netbook acabou de ser lançado e já deve ser extinto? É o que eu penso. Cada vez mais os smartphones e pda’s estão mais potentes, executando várias tarefas e ocupando menos espaço. Para que alguém vai pagar 1.500 doletas num netbook que só acessa a internet e edita documentos, e que ele vai precisar de carregar numa bolsa ou mochila, sendo que pode acessar a internet e editar documentos num aparelho que cabe no bolso e com o mesmo preço? Mobilidade, babe.

Penso que em breve teremos um “home-suit-phone”. Um aparelhinho parecido com um iPhone – só que com um teclado, que você vai utilizar como telefone, televisão, music player, editor de documentos, visualizador de e-mails, computador, controle remoto, controle do seu ar condicionado, gps, video game, camera digital, etc e etc. Talvez você replique: “mas isso já existe hoje!”. Existir, existe. Mas não com tanta rapidez, facilidade de uso e convergência como se imagina.

Além disso tudo que disse, seu “home-suit-phone” vai controlar sua saúde, te dizer quando precisa ir no médico, quando sua pressão está alta, que você esqueceu o chuveiro ligado, que vai estar integrado com a sua vida, dos seus horários do trabalho (sem que você precise ficar inserindo todos seus compromissos diários manualmente).

Parece até um exagero, mas eu acredito nisso aí. Convergência e mobilidade. Tudo junto.

Advertisements
2 comentários leave one →
  1. Sexta-feira, 3 - Abril, 2009 13:44

    Tecnologia é uma bosta.

    Só aumenta a disparidade entre as pessoas.

    O que você falou é bem o que todo mundo de tecnologia acha.

    Eu fico meio desconfiado. Acho que essa onda ‘minimalista’ é mais de início da internet e tudo mais.

    Depois explico por quê.

    Abraços.

  2. Sexta-feira, 3 - Abril, 2009 14:04

    Li uma coisa interessante ontem. Não lembro onde, mas era algo assim:

    “A tecnologia criou soluções para problemas que não existiam”.

    É de se pensar no caso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: