Skip to content

Para que servem músicas bregas?

Segunda-feira, 11 - Maio, 2009

Copiar é uma arte sem precedentes. Tem que saber fazer. Revisitar alguma coisa então… putz!

Quando se fala em cover, vem na cabeça Emerson Nogueira; pelo menos aqui na região (ou no Brasil). Mas, não… não é disso que falo. Não é um cover no violão; que eu – minha opinião – acho sem graça e que não acrescenta nada a música que está sendo cantada.

Legal é versão de uma música. E eu adoro bandas que fazem isso, como a The Bad Plus que fazem versões em jazz acústico de grandes clássicos como Flim (do Aphex Twin, versão original), Heart of Glass da Blondie – considerada uma das 500 músicas mais importantes de todos os tempos.

Mas, acho que toda banda já fez versões de outras… a releitura é o mais doido. Entretanto, o mais legal é a releitura de músicas ‘bregas’ ou que,  no mínimo, destoam bastante do genêro da banda que faz a versão. E o ‘mais melhor de bão’ é o quanto essas versões melhoram a música original quase sempre.

Tenho dois exemplos. O primeiro é de uma banda que simplesmente acho que será uma das mais influentes nas tendências do futuro:  Franz Ferdinand. Um bando de escoceses tímidos que fazem uma música meio anos 80, mas bem dançante e de uma pegada única. Então, eles ouviram a música Womanizer, dos produtores The Outsyders, interpretada pela Britney Spears… aí, olha o resultado:

Simplesmente deu um ar de rock na música que não tem noção; e que foi muito fracamente, no meu ponto de vista, explorada pela Britney e sua turma.

O outro exemplo é a música Heart of Glass, que citei acima; interpretada pela Nouvelle Vague – vale a pena ouvir mais dessa banda. Ficou uma versão tão interessante e dançante – além de muito diferente da original.

Agora fica a dúvida: releituras de músicas bregas são melhores que as bregas em si? E nem falei de altas versões legais de músicas bregas que são feitas no Brasil e são perfeitas.

Eu acho que sim. Graças a Deus existem as música bregas!

One Comment leave one →
  1. Felipe permalink
    Terça-feira, 19 - Maio, 2009 13:54

    Diego,

    Eu sou fã de versões também, ainda mais quando alteram totalmente a música original, trazendo uma leitura diferente (e não só uma regravação).

    Ainda não vi o vídeo do Nouvelle Vague, prometo fazer em breve.
    O do Franz Ferdinand, eu só não achei tão legal porque não curto Britney Spears, mas ficou legal.

    Abs,

Deixe uma Resposta

