Skip to content

“Aquele que deve morrer”

Domingo, 7 - Junho, 2009

Voltando a ativa, depois de muito tempo e sem muito tempo para postar, aqui estou eu.

E, voltando com cinema, depois do fim de semana inteiro rodeado de grandes clássicos e boas companhias, quero falar de um clássico que assisti… “Aquele que deve morrer“. O filme se passa na Grécia da década de 1920, invadida e dominada pelos turcos. Um vilarejo, que vive em paz com as tropas turcas e prospera por isso, é retratado em dois momentos cruciais, que farão mudar totalmente a vida deles: a escolha de pessoas do vilarejo para a encenação da paixão de Cristo e a chegada de refugiados dessa mesma guerra.

O filme é mais uma releitura da paixão de Cristo – como em Jesus Cristo Superstar e A Última Tentação de Cristo – mas adaptada ao tempo da história; foi baseado no livro Christ Recrucified de Nikos Kazantzakis. No filme, desde a seleção das pessoas para a encenação até o fim do filme, se consegue associar o papel de cada um dos personagens com os personagens da história da paixão de Cristo bíblica. E esse exercício é bem legal.

Não devo contar mais porque senão perde a graça, mas a fotografia e a câmera do filme são, no mínimo, para a época do filme (1957), bem vanguarda. O diretor do filme, Jules Dassin, foi perseguido pelo macartismo e colocado na lista de diretores comunistas de Hollywood e, por isso, se exilou na Grécia – locação desse filme.

Entretanto, o final é ótimo – vale a pena ver o filme inteiro por causa do fim… no meu ponto de vista. Contarei só mais isso… melhor, a cena da festa de São Elias é maravilhosa. Até porque o ator que faz o Manolios – escolhido para ser Jesus – é um ótimo ator. Última coisa: prestem atenção nos perfis escolhidos para serem as personagens da paixão de  Cristo e o processo de identificação e transformação que se dá entre ator e papel. Muito legal!

Esse filme, para mim, é um clássico e que não foi dado o seu valor na época por causa do histórico do Jules Dassin, mas, nem por isso, se deve deixar de prestar as homenagens para um filme que, no mínimo, é difícil de tirar da mente.

Na Internet não achei nada, nem para baixar, nem para comprar… relacionado ao filme, achei um poster no mundo da maravilha: amazon.com. Clica aqui para ver. O filme é ‘estréia’ no Telecine Cult.

Quem achar, qualquer coisa sobre o filme na net, seja um youtube ou algo parecido, eu dou um update aqui e dou os parabéns ao herói.

Abraços e bom filme.

Advertisements
3 comentários leave one →
  1. Carlos permalink
    Sábado, 26 - Março, 2011 15:17

    Caro Diego,

    alguma dica de onde eu poderia encontrar “Aquele que deve morrer” ?

    Saudações,

  2. Segunda-feira, 28 - Março, 2011 10:02

    Carlos,

    já procurei em todo lugar e não acho… já mandei email pro telecine cult e sempre olho na amazon pelo nome em inglês. e não acho… mas, se eu achar, lhe aviso por aqui. abraços!

  3. Guaracy Araújo permalink
    Segunda-feira, 14 - Julho, 2014 12:59

    Ei Diego
    Também adoro o filme, meu favorito do Dassin. Imagino que você já tenha conseguido achar pela data das postagens, mas: ele está disponível no youtube com legendas em inglês. Dá pra baixar tb, tem torrents na rede (embora aparentemente estes estejam sem seed).
    Um abraço, Guaracy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: